Seja como for, mas seja!

^.^

terça-feira, 9 de março de 2010

Normas Tecnicas: O que são e para que servem.


As normas tecnicas foram criadas com o intuito de padronizar um determinado produto, sendo ele de qualquer um do gigantesco leque de produtos que utilizamos de maneira direta ou indireta no nosso dia-a-dia, desde uma simples lampada até a construção de um edificio.
Elas foram criadas, para que se possa manter um nivel de segurança, ecônomia, simplicidade e para que um cliente nao fique alienado a uma determinada empresa, ou seja que nao tenha a possibilidade de trocar de empresa, caso esteja desgostoso com um produto. Portanto, as empresas que fabricam este determinado produto são obrigadas a se enquadrarem dentro das normas técnicas que foram estipuladas, por exemplo: A norma sobre lampadas encândecentes diz que ela deve ser feita coma rosca de engate de tal maneira, de modo que você possa comprar em qualquer lugar do mundo que atenderá às suas necessidades, isso é padronização.
Existem orgãos de nivel internacional, Nacional, regional e a nivel interno de emmpresas, o orgão responsavel a nivel nacional aqui no Brasil é a ABNT ( Associação Brasileira de Normas tecnicas), ela é uma entidade considerada parimonio publico sem fins lucrativos que representa o Brasil junto a ISO.
A ABNT cria as normas de acordo com um senso coletivo daquilo que se espera a respeito de um determinado produto que varia de durabilidade a segurança, padronizando e estipulando normas para a sua fabricação e utilizaçao. Esse senso criado é estudado pelos membros da ABNT e submetido a uma votação nacional a todos aqueles a quem a norma influencia e demais interessados. e assim a norma é impressa e publicada.
Há também o certificado de quelidade do produto, é aquele selo impresso na embalagem do produto que mostra que aquele produto atende as certificações de qualidade e de normas aplicaveis, dentre eles temos o selo da série NBR ISO 9000 que garante a qualidade do produto de acordo com as normas, passando muito mais confiança para o consumidor na hora de escolher determiado produto.


Eder G.Custodio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário